sábado, 14 de maio de 2016

Problemas e fatores de risco na aprendizagem

Rastrear e identificar fatores de risco na aprendizagem das crianças.

Os três primeiros anos da criança é uma fase de grandes avanços na área motora,cognitiva,social e no desenvolvimento da linguagem,tão importantes para seu processo de aprendizagem global.
Um dos objetivos da pré escola é oferecer as crianças um desenvolvimento pleno e , detectar possíveis distúrbios que a criança tenha ou riscos para sua aprendizagem é fundamental para que se possa conhecer as dificuldades da criança,suas necessidades especiais de atenção e cuidado e trabalhar de acordo com elas colaborando no seu desenvolvimento .
A observação que os responsáveis podem realizar no corpo do bebê  deve ocorrer desde muito cedo com cuidado, e a partir daí acompanhar o crescimento da criança,analisando seu processo.Os professores podem realizar essa observação formal e informal nos contatos pessoais,rastreando fatores que contribuem para problemas no processo precocemente ou possíveis problemas de saúde.

Rastrear os fatores de risco do desenvolvimento da criança ajuda na prevenção dos problemas.Paralelo aos indicadores de desenvolvimento da criança se faz necessário os indicadores de riscos e recursos no ambiente familiar.Deve se levar em consideração a resiliência nas diferentes formas individuais de resposta nessa avaliação,desse modo o contexto familiar contribui no processo de resiliência. 


Notar se a criança possui algum tipo de deficiência auditiva,visual,física,dificuldades na linguagem ou problemas neurológicos através da observação.
Na percepção de problemas auditivos o professor e a família podem se atentar ás reações da criança aos chamados ,aos sons e a maneira como olham com interrogação diante de sons.


Na visão notar se a criança lacrimeja muito,se sente dores de cabeça,sensibilidade exagerada a luz,se aperta os olhos para tentar enxergar entre outros.



Para avaliar sua linguagem pode observar a forma como se comunica,sua articulação das palavras,analisar seu vocabulário e frases.

Algumas crianças possuem mobilidade comprometida,não conseguem realizar alguns movimentos desde muitos pequenos e deve-se ter atenção a esses sinais para que medidas preventivas e de resolução (caso seja possível) sejam tomadas. 
Paralisia obstétrica,pode ser realizada uma cirurgia,caso detectada até o 18 mês de vida

Portanto responsáveis e escola precisam observar essas dificuldades,e no caso da escola, a Diretoria deve ser comunicada.





Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-11692007000700019&script=sci_arttext&tlng=pt
https://books.google.com.br/books?id=d5JGFm1JEXgC&pg=PA47&lpg=PA47&dq=observar+a+crian%C3%A7a+para+detectar+problemas&source=bl&ots=YjBpowExx-&sig=AewJPtSe-Yn86-8pXQaz5xOU41k&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjvx-PovtnMAhUKEpAKHWFqCd4Q6AEIOzAF#v=onepage&q=observar%20a%20crian%C3%A7a%20para%20detectar%20problemas&f=false

Nenhum comentário:

Postar um comentário