domingo, 15 de maio de 2016

Incentivo da Autonomia

Quando a família e escola dão suporte para desenvolver a autonomia das crianças elas melhoram suas capacidades de resolver problemas na memória e no pensamento.
Pensando na parceria que professores e a família devem ter,o acompanhamento do desenvolvimento da criança precisa acontecer de forma que ambos saibam a que ponto a criança esta se desenvolvendo e quais são as maneiras de colaborar para esse processo.
Dar ou ajudar a desenvolver a autonomia não significa que a criança irá fazer tudo o que quer e sozinha,mas ela precisa ter condições para se tornar independente.
Nós não ‘damos’ autonomia a uma criança, nós vamos ensinando e deixando que ela tente resolver questões, situações e conflitos nos quais houve uma orientação prévia, para que possamos reforçar os conceitos educativos e valores morais ensinados anteriormente. Neste sentido, a escolha da criança não é autônoma, mas supervisionada por pais ou responsáveis”, explica a psicóloga Rita Calegari, do Hospital São Camilo (SP).

A escola desempenha um papel importante na formação do indivíduo,preparando-o para viver em sociedade e realizar suas atividades .

Ampliar experiências faz com que as crianças vivencie situações a aprendam como lidar com elas,buscando soluções, estimulando a criatividade ,adquirindo conhecimento de mundo e se relacionando com o mesmo.

Estimular as crianças a escovar os dentes,a se alimentar,a guardar seus brinquedos,trocar de roupa,etc. são algumas das atividades que a família e escola precisam realizar para que a criança vá se tornando independente.

A criança precisa deixar o egocentrismo e a submissão, e passar a ter criatividade para resolver pequenos problemas,aprendendo também a conviver com o outro,tendo-o como apoio e não protagonista de suas ações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário